terça-feira, 18 de novembro de 2008

Conversas com Meu Pai

Habitualmente pensas na Morte?

“Conforme a idade vai avançando, há alguns momentos na vida em que pensamos na Morte. Pois normalmente todos sabemos que nascemos e havemos de morrer.
Normalmente pensamos que a nossa estadia na Terra seria de 70 a 80 anos, por tal, até aos 45/50 anos, não ligamos muito, e a partir dessa idade, não diariamente, mas muitas vezes, por mês ou por ano, damos conta de reflectir sobre esse assunto, no entanto, quando vamos vendo e assistindo a tantas catástrofes, guerras, acidentes ou até doenças graves, levam-me a pensar, a reflectir que a Morte pode surgir para mim e qualquer um de nós de um momento para o outro”.

O que sentes quando pensas na Morte?

“Quando realmente penso na Morte, sinto que seria normal, se morresse no fim de uma vida longa, em que passei por todas as fases da vida, infância, adolescência, velhice.
Mas quando penso que a Morte pode surgir a qualquer altura, sem que possa passar por todas essas fases, sinto uma enorme angustia, tristeza, por poder deixar tudo que me é mais querido, sem que veja todos realizados, sem que possa participar activamente na ajuda ás necessidade dos que mais me são queridos, sinto a tristeza da sensação de não ter oferecido todos os carinhos, ajudas, apoios a essas pessoas que me são especiais”.

O que é para Ti a Morte?

“A Morte para mim, e reflectindo mesmo a sério nesse assunto, é o fim de uma viagem que começamos com o nosso nascimento, e sabemos que terá um fim.
Quanto mais tempo cá andarmos tanto melhor, pois quando a Morte vier, será uma partida, uma viagem para o Além, onde deixaremos tudo o que amávamos, pais, irmãos, esposa, filhos, tantas coisas boas, alegres, mas também momentos e fases más e tristes, mas que fazem, ou fizeram parte activa da nossa vida. Mas nesta viagem, que a Morte nos “obriga” sei que tudo será diferente…”

Acreditas na vida para além da Morte?

“Acredito na vida para além da Morte, pelo que me ensinaram, pelo que fui vivendo ao longo desta minha caminhada, pelo que fui vendo, aprendendo e assistindo.
Pelos exemplos que vi, pelo Amor em que acredito, pela Fé que existe um Deus que morreu por nós, que nos trouxe uma mensagem tão Linda, de Paz e Amor, de união, em que mesmo nesta vida sentimos tudo isso, quando praticamos essa doutrina…
Tudo isto me faz acreditar que existe uma outra vida para além da Morte, e sinto isto com uma maior convicção, pois, conforme a idade avança, e com todos os problemas que passamos nesta vida, que tantas dificuldades, doenças, problemas e sofrimentos nos traz, para quem por tudo isto passa, e Aceita-o, com Calma, Paciência, Compreensão, Coragem e Amor, faz-me ter a Fé e a Crença de que existe a vida para além da Morte, uma vida que Acredito que será muito melhor, onde não haverá sofrimento, mas sim uma vida Eterna com o Amor”.
____________________________________________
Ao Meu Querido Pai, Agradeço esta clareza, esta dedicação com que viveu a Vida, mesmo que fosse em momentos em que qualquer pessoa baixaria os braços, Ele Sempre Encarou a Vida de Frente, sempre teve o Comando da Sua Vida, Sempre Lutou de "Mãos Vazias" , mas de Coração Aberto... És a Minha Vida, o Meu Pilar.
Ps - Uma "entrevista" que fiz ao Meu Pai para um trabalho sobre a "Morte" , durante o Mês de Abril de 2005.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando a voz da alma de alguém perdura para além da sua própia vida, somos invadidos por uma saudade insuportável, é certo, mas rendidos à certeza de que “o essencial é invisível aos olhos” (O Principezinho de Saint- Exupéry).

Delfa disse...

fiquei sem palavras e comovido, algo entrou em minha alma... ainda bem que existem pessoas como tu no mundo e fazem parte da minha vida.. abraço de coração...